Volte sempre!

Cada cabeça um mundo... Cada universo uma pessoa.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Zona Verde - A Era Bush


Fracasso de bilheteria nos Estados Unidos e ao redor do mundo, o longa dirigido por Paul Greengrass, apesar de diálogos inteligentes sobre a guerra, não trás nada, mas nada mesmo de inusitado.

A famosa câmera na mão tremida e chicoteadas de zoom não é nenhuma novidade, sugerindo diversas quebras de eixo na narrativa, corte seco ao extremo e imagens digitais com certa granulação. Alem do mais, em um ano que um filme de guerra ganhou a maior premiação do cinema, torna-se inevitável comparações, por se tratar do primeiro a entrar em cartaz apos o sucesso de Bigelow.

Matt Damon reencarna o Bourne na pele do soldado Roy Miller, do exercito dos EUA e tem a função de comandar um pelotão que vasculha todo o Iraque a procura de armas de destruição em massa. Dai o resto nem precisa mais falar, começa uma trama no velho esquema cão pega gato, gato pega rato e rato pega queijo.

O filme é cansativo e redundante, mesmo com a boa escolha das locações não foi capaz de agradar nem o publico americano, que deve sentir vergonha das atitudes arbitrarias promovidas pela era Bush em 2003. O que resta ao diretor e finda-lo com velhos clichês que rodeiam as obras de ação, deixando o telespectador com aquele gostinho amargo no bolso que diz “perdi o meu dinheiro”.

Um comentário:

  1. Não é um filme eficaz, sim...e confesso que a premissa não me cativa!

    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir