Volte sempre!

Cada cabeça um mundo... Cada universo uma pessoa.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Classicos - Os Fantasmas se Divertem

NOTA - ATENÇÃO CAROS AMIGOS. Minhas postagens dizem minha mais sincera e honesta opnião sobre filmes e vídeos que em meu juizo sinta vontade de dar palpite. Não se assuste se você ler algo completamente diferente do que tenha pensado e muito menos criticado. Não considero meus textos como criticas, mas como algo que decidi vivenciar, na realidade da vida ou das telas, por um determinado momento.


Humor negro de primeira qualidade. Assim que enxergo o esplêndido filme de Tim Burton, que já dirigiu outros roteiros como Edward Mãos de Tesoura, a Lenda do Cavaleiro sem Cabeça e A Noiva Cadáver. Muitos de seus aclamados sucessos trazem essa temática “trash”, com preocupação em mínimos detalhes que vão da maquiagem a trilha sonora. Em Os Fantasmas se Divertem, não é diferente.

A história se passa num lugarejo pequeno, onde existem muitas casas de aspecto coloniais. Um casal apos cair em um riacho com seu veiculo se depara em outra vida, quer dizer, com a morte. Isso tudo funciona como um detonador para o desenrolar do longa, que traz a inesquecível atuação de Michael Keaton como, em nossa dublagem o besouro suco, um fantasma que acha que pode tudo.

Para a época, seria uma injustiça comentarmos sobre os efeitos (ou defeitos) especiais. Em contrapartida a direção de arte, a maquiagem e a trilha sonora são impecáveis. Destaco a ambientação das locações, a estética plástica do mundo dos mortos (que é hilária) e todo o processo de caracterização do figurino. As imagens muitas vezes falam por si e trazem muitas referencias de luz continua, aquela que parece vir apenas por uma janela.

Vale a pena correr a uma locadora ou ate mesmo baixá-lo numa fonte confiável por que é diversão garantida, por mais que pareça um tanto nostálgico. Uma obra de 92 minutos do ano de 1988 ganhadora de Oscar de Melhor Maquiagem. Certa feita ocorreram rumores de que haveria uma continuação do inesquecível Besouro Suco, mas em home-vídeo e, acredito que não será nada bom, ainda mais que os atores antológicos do titulo original não estarão envolvidos nesse projeto de caráter indeciso. Uma comédia de horror alternativa, capaz de agradar gregos e troianos que até se concebeu em serie de desenho animado nos anos 90.

Nenhum comentário:

Postar um comentário