Volte sempre!

Cada cabeça um mundo... Cada universo uma pessoa.

terça-feira, 6 de abril de 2010

Atraidos pelo crime ou mera conhecidencia?


Longa com atores veteranos, como Richard Gere, Ethan Hawke e Don Cheadle, Atraídos pelo Crime, do diretor Antonie Fuqua, o mesmo do bem sucedido Dia de Treinamento, está de volta em mais uma trama policial.

Nessa história o diretor conduz um roteiro de três núcleos dramáticos diferentes, envolvidos em um mesmo tema. Os fatos ocorrem no Brooklin sob um ótica nublada, sem que as mesmas tenham que se encontrar o tempo todo. A encenação não é de fato honrosa, visto que Fuqua nunca foi um mestre na elaboração de planos de câmeras perfeitos para suas obras, o que torna a proposta arduamente sazonal. O bem-me-quer fica por conta do elenco protagonista e das locações exploradas. A direção de arte é sutil, mas tudo muito convencional, enquanto que o som direto e sua mixagem beiram os padrões. Ressalvo a montagem mais do que dinâmica para mais de duas horas de cenas.

Na boa, ficar no meio termo nunca será uma boa opção quando o assunto é cinema. Atraídos pelo Crime me deixou com essa impressão estampada na memória. O roteiro perde seu dialogo, a fotografia perde seu brilho e o filme vai se diluindo, perdendo suas forças e andando na contra-mão do seu magistral inicio, frio, tenso e mórbido. Nem a presença do ator Wesley Snipes traz uma luz ao roteiro, visto que sua presença passa por despercebida.

Apesar de tudo, a trama consegue no final das contas agradar muita gente por mostrar o eterno retorno do igual, por argumentar em seu desenvolvimento os batidos clichês de uma obra policial, seus desdobramentos e sua básica linguagem visual. Da próxima vez, chamem o Denzel ou o Crowe para reforçar ainda mais o time por que cá pra nós, Gere tem que fazer comedias românticas e não policial com medo de dar tiro e por balas no gatilho.

Um comentário: