Volte sempre!

Cada cabeça um mundo... Cada universo uma pessoa.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Recife Frio


Recife Frio é uma obra que carrega profunda critica social, acompanhada de um certo charme irônico e reflexivo. O curta-metragem já circulou em diversos festivais no Brasil e traz como detonador a drástica mudança climática da cidade nordestina.

Misteriosamente após a queda de um meteorito, um repórter estrangeiro começa a averiguar o fato da cidade de clima tradicionalmente quente e tropical, transformar-se num local extremamente frio. Inicia-se então um trabalho de investigação, que mostra o caos do pouco movimento nas ruas, o abalo na economia e a mudança do comportamento das pessoas.

A obra almeja um olhar analítico
de seu expectador, que é retratada numa sociedade consumista, estereotipada e indiferente. O fato de uma reportagem estrangeira publicar sua matéria leva a leitura de um problema eloqüente a todos do local. A simbologia trazida pelo frio é radical no aspecto cultural, onde os indivíduos que cada vez mais isolados, transitam dentro de locais fechados e crianças brincam dentro de bolhas aquáticas. Os moldes arquitetônicos, o preconceito e a mudança criativa do comercio informal, funcionam como exemplos desse “falso documentário” que traz consigo uma bela narrativa, dirigida por Kleber Mendonça Filho.

Recife Frio é uma trama que atinge a todas as camadas sociais, geradas a partir de um signo de núcleos dramáticos que mexem com o pensamento moderno e caótico do ser humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário