Volte sempre!

Cada cabeça um mundo... Cada universo uma pessoa.

domingo, 9 de maio de 2010

Iron Man II - E a saga continua!


Eu não costumo ler criticas nos jornais, mas antes de assistir o Homem de Ferro em sua segunda edição, observei na mídia eletrônica que os comentários estavam agressivamente divididos, coisa que não se vê muito por ai. Muitos comentavam na pele de fã e outros na pele de lobos, saciados por um negativismo latente e incompreensível, julgando que o longa era apenas algo para ver e se divertir. Mas cá pra gente: queremos quer ver um filme de super herói primeiramente pra se divertir, não acha?

Entrando no universo Tony Stark, interpretado mais uma vez por Bob Downey Jr (forma carinhosa de chamar o Robert) ele está simplesmente numa performance inigualável, irônico e divertido, as vezes muito piadista para tapar alguns buracos no roteiro.
E o tal do roteiro é básico, bem resolvido e bem acabado. É uma pena que a continuação não foi suficiente para acompanhar o primeiro sucesso. Percebe-se pequenas falhas na narrativa, o que o torna chato em pequenos trechos.

A arte é excelente, com aquela típica luz redondinha e cheia de “perfumaria”, com o cenário urbano e seco. Geralmente não se esperam mais do que o óbvio em fotografia no gênero. Matthew Libatique, junto com a direção artística deram conta da imagem que o diretor imaginou, creio.

Jon Favreau, que foi também do diretor do primeiro sucesso nos garantiu um ótimo trabalho, cortando excessos e optando por trabalhar com uma montagem mais centrada, com repiques na medida e fiel no contexto histórico do protagonista. Destaco três estupendas cenas de ação de tirar o fôlego. A trilha formidável fica a encardo hits de sucesso das bandas AC/DC, Suicidal Tendences e Queen. Os efeitos sonoros são explosivos e trabalhados até a exaustão. Sobre os efeitos visuais, confesso que me decepcionei um pouco com as programações e esperava gráficos mais complexos, não apenas um visual que me lembrou os jogos do XBOX.

Homem de Ferro 2 é a primeira obra realizada pela Marvel Enterprises depois de comprados pela Walt Disney e agradeceríamos muito se o Mickey não interferisse na próxima seqüência, a dos Vingadores.

Sublime e na medida certa, Bob Downey Jr está criando seu legado, encenando o playboy Stark com maestria de veterano que é, mostrando que veio definitivamente para o papel apos driblar o vicio em heroína e tornar-se um herói. O filme traz uma carga profunda de critica a politicagem moderna mundial, mas cabe a cada um de nós interpretá-lo a sua maneira. Um ótimo programa de cinema e divertido do jeito que tem que ser, me desculpem os eternos negativistas. Recomendo.

Um comentário:

  1. Com toda certeza, apoio.

    Os efeitos visuais realmente eu esperava mais...mas ainda sim eu gostei =].

    Recomendo tambem, e quero assistir novamente. XD

    ResponderExcluir